Rejuvenescer dormindo parece um milagre, não é? Pois bem, é possível envelhecer mais lentamente quando se dorme bem. O fato é que as pessoas estão dormindo mal e cada vez menos. Não se dorme mais como antigamente e nossa saúde está ficando comprometida.

A última pesquisa da Fundação Nacional do Sono, nos Estados Unidos, orienta que adultos entre 18 e 64 anos durmam entre 7 e 8 horas por noite para manter a saúde em dia. E a qualidade deste sono conta muito. O ideal é um sono tranquilo, sem interrupções e totalmente no escuro.

Se estamos acordados à noite e alguma luz está acesa, nosso corpo entende que ainda é dia e isso gera uma verdadeira confusão biológica! Depois que escurece, a luz artificial destrói a produção de melatonina. A melatonina é responsável por regular o sono, além de ser considerada o hormônio do rejuvenescimento.

Até 1878, as pessoas costumavam dormir ao pôr do sol e acordavam ao raiar do dia. Que maravilha! Realmente era uma bela noite de sono. Foi quando apareceu um homem de 31 anos e “acabou” com nosso sono do rejuvenescimento. Seu nome? Thomas Edison, o inventor da lâmpada.

Envelhecer é lindo e faz parte da vida. Porém, envelhecer com qualidade e mais lentamente é possível.  Para isso, vá dormir cedo e apague todas as luzes que possam atrapalhar seu sono. E qualquer ponto de luz pode atrapalhar, até os menores. Qualquer fonte de iluminação pode acabar com a produção de melatonina e deixar seu sono rejuvenescedor comprometido. Uma luz pequena, branca, amarela, como a dos carregadores de celular, ar-condicionado e até a aquela luz vermelha da sua televisão reduz a produção de melatonina. E o mais grave de tudo é que seu corpo irá liberar cortisol, um hormônio que causa estresse e vontade de comer doces. É mole? O cortisol mobiliza o açúcar no sangue e por isso esta reação.

Um estudo da Universidade de Chicago comprovou que nossa pele consegue identificar qualquer luz, por isso a importância de dormir em total escuridão.

Uma curiosidade é que óculos com lentes de coloração rosada ou avermelhada bloqueiam a luz verde. Isso aumenta a produção de melatonina em até 70%. Já pensou assistir TV de óculos colorido?

Pense com carinho no que abordamos hoje e cuide-se.

Tudo que fizer, faça com amor!

Lu Oliveira.