O duplo sentido deste título não só nos dá a ideia de que uma das estações mais aguardadas do ano se aproxima, mas também nos faz almejar um corpo mais esbelto.

Existem várias modalidades de exercícios físicos para deixar seu corpo mais agradável aos seus olhos e a corrida é uma delas.

A corrida está nos sonhos de muita gente, e sair correndo pelas ruas, parques, bosques, avenidas, é mais que um exercício – é liberdade. Correr dá a sensação de independência, de leveza. Correr é escutar o seu corpo, sentir as batidas do seu coração acelerando, é escutar seus passos ou sua música preferida enquanto aprecia a paisagem ao redor. Correr é fazer novas amizades ou focar em apenas você. Correr é democrático.

A vontade agora é sair correndo, não é? Calma, porque a corrida não é para qualquer pessoa – pelo menos por enquanto.

A corrida é um dos exercícios físicos mais intensos que existe. Isso porque vencer a força da gravidade e a força de atrito ao mesmo tempo em que sustentamos o peso do corpo e o impacto sobre as articulações não é uma tarefa tão simples assim para o corpo em movimento. Além disso, a velocidade escolhida faz da corrida uma modalidade de altíssimo gasto calórico. Uma hora de corrida pode eliminar aproximadamente 600 calorias e, dependendo do peso da pessoa ou da velocidade da corrida, este número poderá ser ainda maior.  Com isso, conseguir um corpo mais magro com a corrida é muito possível, ainda mais se a sua alimentação estiver adequada para este objetivo.

E os benefícios não param no estético não. A corrida melhora o condicionamento físico, fortalece os músculos das pernas e ainda enrijece os músculos abdominais, deixando-os mais definidos.

Mas também é um dos exercícios físicos com maior impacto sobre as articulações. Por isso é comum ouvir alguém se queixar de dores decorrentes da corrida. Para que a corrida não acabe com seus sonhos de “liberdade”, precisamos listar alguns pontos importantes para o início desta prática.

O primeiro passo para quem quer começar a correr é andar.

Começar a correr correndo é um erro comum e que deve ser evitado. A caminhada é o primeiro passo para a corrida. À medida que a velocidade de caminhada se torna fácil, é a hora de acelerar um pouco mais. Se optar pela esteira rolante, poderá controlar, dia a dia, a velocidade e assim estipular metas semanais ou quinzenais.

De acordo com o American College of Sports Medicine, a corrida se torna mais eficiente em velocidades acima de 8.0Km/h. Abaixo disso é considerada velocidade de transição para a corrida e abaixo de 6.0km/h é considerado caminhada.
Porém, correr acima de 8.0km/h é muito difícil para algumas pessoas e por isso é importante que analise seu condicionamento. Minha dica para você é tentar aos poucos essa velocidade e perceberá que logo estará correndo todo o percurso. Perceberá também que seu organismo estará adaptado para correr mais rápido e por mais tempo.

Aqui vão algumas dicas para iniciar a correr:

  • Comece procurando um médico e faça exames para avaliar sua saúde de modo geral.
  • Escolha um tênis específico para a modalidade que possua amortecimento e seja confortável.
  • Roupas leves permitirão que o suor não seja uma barreira para o bem estar.
  • Aqueça seu corpo caminhando por aproximadamente 5 minutos em velocidade baixa ou moderada e posteriormente faça os exercícios de alongamento antes e após terminar a sessão por completo.
  • Trace metas de velocidades e utilize um monitor cardíaco.
  • Ouça seu corpo e respeite seus limites de intensidade.
  • Hidrate-se a cada 10 ou 15 minutos com pequenos goles de água.
  • Ao sinal de qualquer dor, interrompa o exercício imediatamente.
  • Pratique exercícios de fortalecimentos musculares.
  • É conveniente que siga as orientações de um profissional de Educação Física especialista em corrida.

Tudo que fizer, faça com amor.

Lu Oliveira