A Organização mundial da Saúde (OMS) e a Federação Internacional de Medicina do Esporte (FIMS) destacam que metade da população mundial é insuficientemente ativa. Essas entidades convocam o governo há tempos a promover e melhorar os programas de atividade física como parte de uma política social e de saúde pública.
No Brasil, 70% dos gastos assistenciais com saúde são frutos de alguma doença crônica não transmissível como, por exemplo, as doenças cardíacas, diabetes, hipertensão arterial.
É certo que a herança genética tem grande relevância na suscetibilidade à doença, mas o desenvolvimento dessas morbidades se dá, primordialmente, por fatores ambientais e pelo estilo de vida.

A atividade física deve ser vista como um fundamento para o estilo de vida ativo e deve ser reintegrada à rotina da vida cotidiana.

O primeiro passo seria usar a escadaria no lugar do elevador, ou caminhar e pedalar para cumprir percursos curtos. Outro, seria proporcionar a si mesmo momentos agradáveis de programas diárias de atividades físicas, um hábito para  a vida toda.  Recomendações simples que trarão benefícios substanciais para salvar vidas e melhorar a qualidade de vida de grande número de pessoas em todo o mundo.

A atividade física previne e ajuda a tratar doenças. Ela diminui o excesso de gordura corporal, diminui a pressão arterial, melhora a sensibilidade à insulina, aumenta a força e a massa muscular, além de aumentar as capacidades funcionais como o equilíbrio e a flexibilidade. Muitos outros benefícios são comprovados com a prática de algum tipo de atividade física, e, se ela fizer parte de uma rotina sistematizada de treinamento, outros benefícios serão percebidos, como melhorar o condicionamento físico e outras aptidões físicas.

O ato de exercitar-se precisa ser incorporado à cultura popular, aos tratamentos médicos, ao planejamento familiar, à educação infantil e, é claro, ao cotidiano das pessoas. Só assim garantiremos uma melhor qualidade de vida e saúde à população.

Cuide-se e viva mais e melhor!

Tudo que fizer, faça com amor.