Acabou a temporada de confraternizações de Natal e Ano Novo e você, que já estava desesperada, continua com este sentimento de culpa total porque sabe que o período das férias também reserva boas doses de guloseimas e escapadas de um hábito alimentar que você tanto se esforça para manter saudável. Uma beliscada aqui, outra ali, colocar um pouco a mais no prato, tudo isso poderá arruinar seus planos para entrar naquela roupa. Mesmo que a tentação seja maior, lembre-se de que o esforço para eliminar os excessos também deverá ser dobrado, ainda mais porque ainda estamos no período de férias.
A ideia é moderar na pedida e compensar as calorias. Para isso não pense duas vezes para se exercitar todos os dias. E se a academia estiver fechada, não se preocupe, a sua cidade oferece lugares incríveis para os exercícios ao ar livre que, convenhamos, é muito prazeroso.
A minha maior dica para compensar a dieta exagerada desta época é antecipar sua queima calórica. Por exemplo: se você sabe que não poderá se exercitar por conta de uma viagem longa, então é a hora de encaixar em sua agenda espaço para se exercitar um dia antes. Ou acordar mais cedo no próprio dia da viagem e aproveitar o nascer do sol sentindo a brisa fresca em uma deliciosa caminhada matinal e lá se vão 400 calorias em 1 hora.
Se você ainda tem compromissos de confraternizações, festas e jantares, o dia seguinte também requer sua atenção. Com ou sem a ressaca dos exageros, não deixe de se mexer. É comprovado que malhar no dia seguinte aos exageros te deixará mais disposta e ainda ajudará a expelir as toxinas dos alimentos e bebidas através do suor.
Moderação é a palavra chave para manter a forma nesta temporada de férias e relaxamento, pois só assim seus planos de uma vida mais saudável e ativa não serão arruinados.
Seguem abaixo 7 dicas para você manter a forma nas férias:
1) Exercite-se um dia antes, faça um esforço, e não permita que este plano seja arruinado.
2) No dia da festa, reduza pela metade a quantidade de comida desde o café da manhã até o lanche da tarde. Saiba que a noite a tentação será grande e você precisa compensar as calorias. Comer muito a noite nunca é uma boa ideia.
3) Na noite das festas, opte por experimentar com moderação apenas os pratos que você realmente faz questão. Não vale a pena experimentar aquilo que você já conhece, concorda?
4) Resista e não faça uma “marmitinha” pra levar pra casa. Mas se você for a anfitriã, insista para que seus convidados levem um pouco, assim você evita a tentação de comer mais no dia seguinte.
5) Intercale 1 copo de água a cada copo de bebida. As calorias serão reduzidas pela metade e você hidrata melhor seu corpo. Beba com moderação!
6) No dia seguinte, mexa seu corpo com algum exercício físico por pelo menos 45 minutos. Vamos lá, você consegue!
7) Faça um dia de desintoxicação. Pode ser no dia seguinte às festas. Coma apenas frutas, verduras e legumes batidos no liquidificador. Experimente misturar 1 tipo de fruta para 2 tipos de folhas verdes batidos com água. Fica delicioso.
Faça a escolha certa e não abuse. Pense em você, em seu bem estar e saúde. Exercite-se, cuide-se e viva melhor!
Aproveite as férias e felicidades em 2018 a todos!

Tudo que fizer, faça com amor.

Lu Oliveira.