Não há dúvidas de que mexer o corpo traz inúmeros benefícios ao nosso organismo.
Você já deve ter ouvido inúmeras vezes as expressões: “esporte”, “exercício físico” e “atividade física”, e imagina que são todas iguais e que significam a mesma coisa. Mas não. São completamente diferentes.

Entender o que cada uma significa pode representar muito sobre o que você pretende com o seu corpo.

Praticar “esporte” é um termo que deveria ser empregado para aquelas pessoas que fazem dessa prática uma profissão. O esporte possui regras específicas e competitividade. Pense no futebol, com times competindo entre si em busca da primeira colocação. Praticar esporte é objetivar alto desempenho e rendimento.
Aí você questiona: Mas Lu, eu jogo futebol com a turma… isso não é esporte?
Claro que é esporte. Mas a questão é: você quer se tornar um atleta de futebol?  Aliás, o seu futebol está sendo empregado como uma maneira de melhorar sua qualidade de vida?
Jogar uma pelada com os amigos pode fazer parte de um programa de exercício físico em prol da sua saúde.  Entendeu?

Se você joga seu futebol por puro prazer e desafio pessoal, então você é um praticante de “exercício físico”.
Exercício físico é toda atividade que segue uma constância, um padrão, uma rotina. É programar duas, três, quatro vezes ou mais, um determinado tipo de exercício com o intuito de se beneficiar organicamente, ou seja, de melhorar o funcionamento do seu corpo.

Se ainda não percebeu a diferença do “esporte” e do “exercício físico”, analise comigo: os atletas se machucam constantemente, certo? Normal, uma vez que buscam o máximo potencial.
Mas se você pratica “exercício físico”, você verá grandes benefícios para a sua saúde física, e isso envolve tudo: articulações, tendões, músculos, todo o conjunto corporal será beneficiado.

Agora o que mais gera confusão é a classificação de “atividade física”. Você pratica atividade física? Se não pratica, deveria.
Um dos maiores fatores de sedentarismo nos dias modernos é permanecermos sentados por longos períodos. Elevador, controle remoto, telefone celular, e todas as facilidades modernas estão formando uma nova geração de homus sedentarius…(apenas um trocadilho para enfatizar os dias atuais).
Atividade física é colocar essa sua máquina, chamada corpo, para se mexer a todo instante. É caminhar mais para buscar as coisas, é subir escadas, é espreguiçar para fazer o sangue circular, é levantar da cadeira a cada duas horas (no máximo) e se mexer se mexer, se mexer.
A palavra chave para determinar se você é uma pessoa fisicamente ativa é: MEXA-SE.

Agora que você já sabe a diferença de cada uma dessas expressões, vamos colocar em prática?

Desejo que você seja uma pessoa muito ativa fisicamente e que faça exercício físico regularmente.
Quanto ao esporte de rendimento, melhor deixar para os atletas profissionais, certo?

Tudo que fizer, faça com amor!