Que sonho, literalmente um sonho, seria dormir e acordar bem disposto todos os dias, não é?
O sono é um fator importante quando o assunto é qualidade de vida e dormir bem é fundamental para desempenharmos nossas atividades com total consciência e competência.

Inúmeros estudos já comprovaram que dormir mal causa prejuízos, muitas vezes irreparáveis, para a nossa saúde. Entre tantos estão alguns: aumento da fome e consequentemente do peso corporal, aumento da gordura no corpo, diminuição da qualidade muscular, alteração na pressão arterial, resistência à insulina podendo resultar em diabetes tipo 2.

Muitas pessoas, estudantes, empresários, workaholics, dormem pouco para potencializar seus resultados. Mas isto não é bom nem mesmo para os resultados em geral., uma vez que o cérebro e suas sinapses são afetadas pela falta do descanso devido.
Até mesmo os trabalhadores noturnos, como os porteiros por exemplo, sofrem com este mal da falta do descanso devido para o organismo.

Um estudo recente revelou que os trabalhadores noturnos, podem desenvolver diabetes tipo 2 em 15 anos de trabalho neste mesmo segmento. Porém, se os mesmos trabalhadores noturnos fizerem alguma atividade física, o aparecimento da diabetes será retardada para 25 anos. Ou seja, dormir é fundamental, mas exercício físico ajuda a evitar o aparecimento precoce de certas doenças.

Baseado nestes dados, pesquisadores do mundo todo já comprovaram que o exercício físico é um excelente tratamento não farmacológico para o sono; mesmo que você trabalhe no período noturno ou não.

Efeitos antidepressivos também são constatados com o exercício físico. E escrevo isto porque muitos “corujões” sofrem com depressão pela falta do sono ideal.
O exercício físico está diretamente relacionado com um sono tranquilo e reparador para o corpo e com uma memória mais ativa.

Já que dormir é importante para o corpo e para a mente, segue algumas dicas para higienizar o seu sono:
– coloque o seu celular no silencioso e longe de você para que a luz não o incomode.
– deixe o quarto totalmente escuro e com menos ruídos possíveis.
– evite televisão no quarto, quarto é para dormir.
– alimente-se bem e de forma leve antes de dormir.
– faça exercícios físicos regulares
– e relaxe quando deitar, sinta cada membro do seu corpo “afundando” no colchão enquanto tranquiliza sua mente.

Durma bem, exercite-se, seja feliz e viva com qualidade de vida!
Mais dicas nas minhas redes sociais:
facebook.com/oficial.luoliveira
instagram.com/oficial.luoliveira
twitter.com/lu_oliveira_
www.luoliveira.com.br

Tudo que fizer, faça com amor!
Beijão no coração.
Lu Oliveira.