Sabia que a partir dos 40 anos de idade, acumulamos 1kg de gordura por década e perdemos aproximadamente 13% da força e da massa muscular?
Esse é um bom motivo para se exercitar, não acha? Gordura corporal em excesso acarreta inúmeros prejuízos à saúde, como por exemplo, a hipertensão arterial, diabetes, obesidade e tantas outras doenças.

Para mudar este quadro é importante não ficar parado.
O critério mais usado para definir o sedentarismo, é a falta de atividades físicas.

Pessoas sedentárias têm risco de desenvolver doenças coronarianas duas vezes maior que os fisicamente ativos e muitas outras doenças e incapacidades relacionadas à idade adulta são resultados da falta de atividade física, mais até que o próprio processo de envelhecimento.

Diversas pesquisas levam à conclusão que se mexer mais aumenta a longevidade e protege contra o desenvolvimento de diversas doenças crônicas não transmissíveis. Além disso, adultos e idosos terão cada vez independência de movimentação, redução de lesões e autonomia pessoal.

Outro bom motivo para começar a cuidar mais dessa máquina, que é o nosso corpo, é a perda da flexibilidade e do equilíbrio com o passar dos anos. Entre 20 e 70 anos de idade perdemos cerca de 25% de flexibilidade dos isquiotibiais e paravertebrais, em geral no quadril.

Agora veja só que interessante: adultos têm tempo de equilíbrio de aproximadamente 13 segundos contra 22 segundos dos jovens.
Faça o teste. Tente sustentar seu corpo, em pé, ficando apoiado em apenas um dos pés e cronometre o seu tempo de equilíbrio. Isso também está relacionado às capacidades funcionais obtidas pelo estilo de vida saudável.

Por isso, nunca é tarde para começar a se cuidar. Os benefícios para a saúde e qualidade de vida são excepcionais. Peça ajuda a um profissional de educação física para planejar seu programa de exercícios físicos e comece já.

Cuide-se!

Tudo que fizer, faça com amor.